if (class_exists('CSSDropDownMenu')) { $myMenu = new CSSDropDownMenu(); /* Extra options here, like so: $myMenu->orientation="top"; */ $myMenu->show(); } ?>
splash
Bem Vindo

Ao portal de informações sobre Honestino Guimarães.
Idealizado por Luiz Carlos Monteiro Guimarães.
Responsáveis: Betty Almeida e Katia Aguiar.
Agradecimentos a: Maria Rosa Leite Monteiro (em memória)
Norton Monteiro Guimarães (em memória)
Sebastião Lopes Neto
Ivonette Santiago de Almeida
Salvador Coaracy
 

Mandado de Segurança Popular

2. UM BREVE REGISTRO PESSOAL

A partir de 1964, quando entrei na Universidade de Brasília, pude efetivar em manifestações coletivas toda uma consciência política gradual que vinha desde a infância. Inicialmente a minha revolta se evidenciava numa crescente consciência nacionalista e social à qual a partir do golpe de 1964 se somou de forma irrevogável a consciência anti-ditadura (democrática).

As lições fundamentais do primeiro ano de vida universitária ficaram indeléveis. O terrorismo cultural vivido particularmente e a resistência a ele, de professores, alunos e funcionários. Uma concepção nova de ensino, ainda em caráter experimental, voltado para os reais problemas de nossa terra e nosso povo, com métodos democráticos – não paternalistas e autoritários, não expositivos e magistrais. A existência já efetiva de um real diálogo entre professor e aluno, sem a distância que o sistema catedrático colocava. Depois a imagem de tudo isto calcado por uma bota militar. A demissão coletiva de quase todos os professores, a parada por vários meses e o vazio do reinício.

Foram estas as primeiras e fundamentais lições que me deu a Universidade. Foi também o ano da primeira prisão, quando com outros colegas paralisávamos aula de fura-greves. Depois vieram outras como a da manifestação de massas com que interrompemos uma cerimônia demagógica do embaixador americano, que doava livros à biblioteca da Universidade de Brasília. Um mês antes eu sofrera a primeira prisão mais extensa (para os padrões da época) ao fazer pichações, no início de 1967.

Página: 1 2 3 4 5